Thiago Toes

Thiago Toes nasceu em 1986 em Curitiba – PR.

Vive e trabalha na cidade de São Bernardo do Campo – SP.

Foi assistente de importantes nomes do circuito de artes visuais como OsGemeos, Lucia Koch e Nina Pandolfo, período em que despertou interesse para sua produção autoral. Autodidata Thiago fez acompanhamentos artísticos em diversos grupos de estudos; no Hermes Artes Visuais com orientação de Nino Cais, Carla Chaim e Marcelo Amorim; na Oficina Oswald de Andrade em dois momentos, primeira orientação pela curadora Julia Lima e artista Marcia de Moraes e no segundo momento pelo Theo Craveiro, seu último grupo de estudos foi com o João Loureiro no ateliê 397.

É recorrente na obra do artista elementos como a descaracterização da figura humana e a representação do universo. A união desses temas se dá quando o artista nos convida a refletir sobre estereótipos da sociedade moderna. “Seu trabalho nos remete às sensações mais necessárias e primitivas de vazio, ao mesmo tempo em que nos propõe observar e repensar o lugar que ocupamos no espaço”. Mariana Melleu – jornalista.

Toes já apresentou o seu trabalho em diversos espaços importantes como Memorial da América Latina, SESC Belenzinho, Funarte, MUBE(Museu Brasileiro de Escultura) e Paço das Artes e no exterior, como Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Peru. Também já participou da residência artística na 13ª Semana Internacional de Arte de Lüben/Alemanha e na Kaysaá residência artística em Boiçucanga litoral norte de São Paulo.Foi premiado com menção honrosa pelo Salão de Artes de Vinhedo e pela revista DasArtes com prêmio GARIMPO.­